A INFLAMAÇÃO:
A inflamação no couro cabeludo está relacionada a uma série de fatores:
Desde uma má higienização ao uso de produtos que não são de fato para o couro cabeludo, também por questões emocionais, hormonais, nutricionais, e outras. O processo inflamatório emitirá um alerta destinado a avisar que ele necessita de tratamento. Por menor que seja essa inflamação ela começará a prejudicar a saúde dos fios, gerando processos descamativos "caspas", coceira entre outros. Portanto ao primeiro sinal acenda um alerta, mude os hábitos e procure ajuda profissional.
TRATAMENTOS DO COURO CABELUDO:
Com o avanço das pesquisas e aumento da busca por tratamentos do couro cabeludo, a ciência se debruçou ofertando ao mercado inúmeras tecnologias de tratamento, desde produtos com tecnologia dermocosmética, aparelhos, exames de imagens através da mecha de cabelo e recursos naturais para a recuperação da saúde do couro cabeludo. O profissional atualmente mais requisitado tem sidos os Terapeutas Capilares, que atuam identificando tais disfunções através de uma rota avaliativa, afim de elaborar um protocolo de tratamento personalizado para cada indivíduo.
Quando necessário atuam em conjunto com médicos de acordo com as necessidades que vão sendo identificadas no desenrolar do tratamento, onde cada profissional aplica sua terapêutica de tratamento de acordo com sua especialidade, tais como, nutricionistas, nutrólogos, endócrinos, dermatologistas, tricologistas, dentre outros. É preciso adotarmos uma conduta de conscientização em volto a saúde capilar, visto que hoje temos excelentes recursos que evitarão problemas maiores no futuro, tendo em mente o quão uma saúde capilar prejudicada a longo prazo afeta a autoestima e prejudica até mesmo o convívio social e profissional do indivíduo acometido por essas disfunções. Neste artigo vamos entender um pouco mais sobre esse assunto e encontrar caminhos mais adequados para nossa conduta com os cuidados e tratamentos do couro cabeludo afim de preservamos a saúde capilar e o melhor, a longo prazo.
A PELE:
A pele como já se sabe é o maior órgão do corpo humano, que desempenha inúmeras funções, a principal delas é proteger o organismo interno, funcionando como um revestimento impermeável, repleta de estruturas importantes, em nosso contexto quando o assunto é cabelo teremos a unidade folicular, uma espécie de “forma” que habita a pele, responsável por produzir nosso fio de cabelo através de células ali presentes, tudo funcionando em perfeita ordem, como uma casa de máquinas em constante trabalho.
Um simples banho em água mais quente começa a modificar o funcionamento dessa estrutura, sendo a pele um órgão que possui diversas estruturas, uma vez prejudicada começa a afetar as estruturas ali presentes, a água quente altera o pH natural da pele iniciando um processo disfuncional, daí somamos isso a um produto inadequado, composto por substâncias que promovem uma limpeza excessiva, agredindo a pele, acrescentando também maus hábitos de higiene, como ficar vários dias sem lavar, o uso de químicas constantes para transformações nos fios, como coloração, escovas ácidas “progressivas” dentre outras vão culminando em um prejuízo que geram um colapso, ativando assim o processo fisiológico “natural” de inflamação, pois é desta forma que o nosso organismo tenta curar e reparar danos ocasionados. Logo começamos a observar a presença de vermelhidão, caspas, coceiras, irritações, etc, alertas emitidos através de sinais que nos avisam que é hora de devolver o equilíbrio.
A PRODUÇÃO DOS FIOS:
Portanto sendo a pele o órgão responsável por habitar a unidade folicular, uma vez prejudicada, afetará diretamente a produção dos fios, o paciente começará a notar queda excessiva, afinamento, diminuição do aporte de fios e cabelos mais fragilizados “quebradiços” então é hora de procurar ajuda, a primeira atitude a se tomada é melhorar os hábitos diários, tais como, evitar banhos quentes, não dormir de cabelos molhados, não realizar procedimentos químicos de embelezamento até o fim do tratamento do trauma e a inflamação controlada e sanada, para isso será necessário buscar ajuda profissional. E aí que entra o papel da Terapia Capilar, onde o Terapeuta Capilar, profissional que esteja habilitado a oferecer o tratamento para determinadas disfunções que também terá condições para indicar os melhores produtos e terapêuticas de tratamento que levarão a resolução dessas situações.
É HORA DE BUSCAR AJUDA!:
É preciso ter a consciência de que o quanto antes buscar ajuda, mais satisfatórios serão os resultados, o grande X da questão está relacionada a demora do paciente em procurar ajuda, deixando a situação evoluir para um quadro irreversível até mesmo se realizar uma cirurgia como o transplante capilar, um exemplo, pacientes que desenvolvem quadros de doenças autoimunes como psoríase, lúpus, alopecia areata, dermatites crônicas, entre outras, precisão procurar ajuda profissional imediatamente ao perceber determinados sinais da inflamação, afim de controlar, tratar, preservando a saúde da pele garantindo o bom funcionamento das estruturas ali presentes, evitando a morte da unidade folicular que pode levar a um quadro de alopecia cicatricial, onde não caberão mais recursos de tratamento.
Lembrando que sempre que necessário o profissional Terapeuta Capilar irá trabalhar em conjunto com o médico para entregar o melhor resultado ao paciente, mas para isso é necessário que exista o empenho por parte do indivíduo para buscar ajuda e dar início ao seu tratamento.
PROCEDIMENTO DA DERMOTERAPIA CAPILAR:
A primeira ação a ser desempenhada pelo Terapeuta Capilar frente a um processo inflamatório do couro cabeludo é iniciar a terapêutica no sentido de controlar a inflamação, facilitando a recuperação tecidual, sem que ocorra perca das estruturas ali presentes, tais como o folículo piloso, ofertar também ação antioxidante, processo responsável por oxidar e envelhecer as células, as levando até mesmo a morte precoce, com isso, sem células ativas, não teremos as principais proteínas que surgem delas que servirão de matéria prima para que a “forma” produza o fio, de forma vulgar porém mais clara, como se fossem o tijolo e o cimento para construir a parede.
O profissional também vai trabalhar o equilíbrio do filme hidrolipídico, substância que recobre a pele constituída por sebo e suor, secretados por glândulas presentes na pele que garantem a manutenção e equilíbrio da microbiota,conhecida atualmente como a 4° camada da pele, onde habitam fungos e bactérias do bem que auxiliam na proteção, controlando possíveis microorganismos, também como fungos e bactérias, só que, com potencial infectante, invasores do mal.
DERMOCOSMÉTICOS PARA O COURO CABELUDO:
É preciso também identificar e entender o gatilho dessas desordens quer sejam externas ou internas afim de saná-las evitando que o trauma se repita, fará indicação de produtos adequados para cada caso específico e adotará o protocolo de tratamento personalizado ao paciente. No tratamento o profissional utilizará de recursos como dermocosméticos, produtos com o registro grau II na ANVISA que por comprovação científica ofertam a mesma ação de tratamento de um medicamento só que sem os efeitos danosos e colaterais do mesmo.
Produtos que através de ativos farmacológicos, com ingredientes ativos, conseguem atravessar as camadas da pele alcançando as estruturas a serem tratadas, em conjunto com aparelhos de tratamento que auxiliarão aumentando a permeabilidade da pele e também mobilizarão células e estruturas importantes e recursos cosméticos naturais, tais como, argilas, óleos essenciais, vegetais e demais extratos, para o bom funcionamento da casa de máquinas, oferecendo assim tratamento adequado, assertivo e personalizado.
É de extrema importância que tenhamos o hábito de observar como anda a saúde de nosso couro cabeludo que se refletirão em nossos fios, sempre haverá sinais, mas é preciso estar atento, mudar hábitos, usar produtos adequados e buscar sempre ajuda profissional.
EVOLUÇÃO. HÁBITO DIÁRIO:
Evoluímos tanto as terapêuticas de tratamento que, por mais que o paciente não tenha ainda desenvolvido nenhuma disfunção no couro cabeludo, oferecemos assim recursos para evitar que elas se desenvolvam, propiciando uma saúde capilar a longo prazo, o anti age capilar, assim como nos preocupamos com o envelhecimento da pele, devemos nos preocupar com o envelhecimento capilar, evitando assim fios brancos precoces, perda da quantidade de fios, afinamento e rarefação, atualmente envelhecer com a saúde capilar em dias é possível e existem inúmeros recursos, somos uma geração inflamada, isto já está claro, essa inflamação todavia se refletirá na saúde capilar, a grande questão é que o indivíduo busque os tratamentos, se conscientizando, começando também a cuidar de forma adequada dessa casa de máquinas, o couro cabeludo.
Dr. Marcos Priolli
Diretor Educacional da Hallon Dermocosméticos
0 Comentários