Conhecida como a profissão do futuro, a formação em Dermoterapia Capilar pode ser obtida por curso de Extensão Universitária e não exige formação anterior.
Dadas as circunstâncias emergenciais, o Ministério da Educação e Cultura (MEC), houve por bem certificar o curso de formação em Dermoterapia Capilar que habilita um profissional a ser especialista no couro cabeludo, sendo capaz de diagnosticar e tratar as principais disfunções nele.
Provavelmente você conhece alguma pessoa que sofre com algum tipo de problema de saúde capilar como queda, caspas, irritação, coceira e não poderia ser diferente.
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)
De acordo com a SBD, 140 milhões de pessoas sofrem com queda capilar por má alimentação, 40 milhões com alopecia androgenética e 30 milhões com dermatites. Em 2030, infelizmente 70% da população mundial sofrerá com algum tipo de alopecia.
A Pandemia Mundial da Covid-19 potencializou e muito esses números, a cada 04 pessoas que contraíram o vírus, 03 sofreram com queda capilar. Por conta disso, a procura por profissionais capacitados a diagnosticar e tratar disfunções no couro cabeludo multiplicou dezenas de vezes nos últimos anos.
Por outro lado, o Sistema de Saúde Brasileiro é incapaz de atender todas essas pessoas. Embora um problema no couro cabeludo não leve diretamente ao óbito, ele é um indicador de saúde, e afeta diretamente na auto estima, bem estar e principalmente na saúde mental desse indivíduo.
O Dermoterapeuta Capilar, portanto, é um profissional da saúde capilar que trata o fio de forma indireta, pois a matriz curricular dessa formação parte do princípio que o tratamento mais adequado é o de fora para dentro e dentro para fora, cuidando desse organismo como um todo.
Um questão muito interessante é que essa formação profissional não tem nenhum pré-requisito, ou seja, ela não exige graduação, tampouco formação no ensino fundamental. Uma modalidade de capacitação profissional que se encaixe na Lei de Diretrizes e bases da Educação Nacional, no seu artigo 42.
Dr. Diego Soares
CEO da Hallon Dermocosméticos
0 Comentários