Urtiga, Indicações e Ação Farmacológica:
A Urtiga, da espécie Urtica dioica, transformou-se em uma fonte da medicina popular para o tratamento de muitas doenças, dentre as principais indicações de uso para diabetes e para reumatismo. Vários ensaios pré-clínicos confirmam seu uso tradicional no tratamento e/ou na prevenção da doença cardiovascular.
Suas flores e folhas são utilizadas como antitussígeno. O chá de suas folhas e ramos também é usada para estancar sangramentos. O consumo das folhas é indicado para dieta alimentar destinada a perda de peso. Esta planta tem sido uma alternativa natural e segura ao tratamento de rinite alérgica crônica. Possui também propriedades antirreumática, antisséptica, bactericida, adstringente, como diurético-depurativo, estimulante circulatório, antianêmico, emenagogo, afrodisíaco, hemostático, estomáquico, vasodilatador e vermífugo. Também citada o uso do extrato aquoso da planta inteira como estimulante capilar.
Utilizada como coadjuvante no tratamento prolongado da hiperplasia prostática benigna.
Benefícios da Urtiga ao couro cabeludo:
O excesso de produção de sebo pelas glândulas pilossebáceas, devido a um desequilíbrio hormonal, frequentemente é a causa do cabelo oleoso. Esse problema tem origem no couro cabeludo.
Para solucionar essa questão, a Urtiga é uma excelente opção. Ela oferece ação reequilibrante e purificante, além de ter um "efeito absorvente" no couro cabeludo, sem causar danos. A Urtiga é cultivada sem produtos fitossanitários para proteger seu ecossistema, que conta com 120 espécies vivas. Esse ingrediente foi selecionado porque as raízes contêm um componente ativo que possui propriedades seborredutoras, capaz de limitar a produção de sebo em áreas específicas, retardando o aparecimento de oleosidade no cabelo e permitindo que as lavagens sejam espaçadas.
Toxicidade e contraindicações:
Contraindicado para gestantes, pacientes com pressão baixa e portadores de edema causado por problemas cardíacos ou renais.
Dr. Diego Soares
CEO da Hallon Dermocosméticos
0 Comentários